Basta chegar perto de Windsor para a gente ver a maior declaração de poder que atravessa os séculos: as torres e muralhas do Castelo de Windsor, encarapitado numa colina a nos observar de longe. É o mais antigo castelo em contínuo funcionamento, com quase mil anos de história, contada através da vida de monarcas e da arquitetura.
O Castelo foi a residência oficial de mais de 39 monarcas ingleses, incluindo também o atual Rei Charles III. É também o local de repouso de alguns deles: na Capela de São Jorge, podemos entrar e ver o jazigo onde está enterrada a Rainha Elizabeth II e seu marido, o Príncipe Phillip, além do seu pai, sua mãe e irmã.
Visitar Windsor é conhecer de perto a história da família real, com todas as suas curiosidades e intrigas, mas também ver de perto a evolução da arquitetura britânica ao longo dos séculos: das muralhas e torres de proteção contra sítios até os salões de jantar e recepções georgianos – tudo em um castelo real remete a poder, de uma forma ou de outra. E são esses detalhes que vamos conhecer de perto!
Saímos de Londres em um horário pré-definido (os horários certinhos serão alinhados quando a gente fechar o tour) e pegamos a estrada para Windsor, para chegarmos lá no melhor horário para aproveitarmos bastante (e tentarmos, na medida do possível, fugir das grandes filas na alta temporada)!
Visitaremos o interior das muralhas do castelo e a Capela de São George, onde foi enterrados os monarcas das dinastias mais recentes. E de todos, o mais marcante é o jazigo reservado da Rainha Elizabeth II e seu esposo, o Príncipe Phillip. Foi também aqui o casamento do Príncipe Harry com a atriz Meghan Markle.
Visitaremos o interior do Castelo de Windsor para vermos os apartamentos reais. Eu vou explicar a vocês tudo o que podem esperar lá dentro: como funcionavam as salas, protocolos e recepções no passado, as decorações e, por que não, podemos falar também de algumas fofocas reais!
Windsor é o nome do castelo real e também o nome dado à dinastia atual. Como sede da realeza por tanto tempo, aqui foi um local importante de bailes com a nobreza, mas também de mortes impactantes que arrastaram o país para um luto profundo. Foi o local do nascimento da mais antiga ordem de cavalaria do país, e local de sítios de guerra. Vamos ouvir um pouco sobre tudo isso – afinal, castelos costumam ser muito bons em guardar segredos!
Qual a diferença de Castelo e Palácio? Como os castelos foram construídos, e para que? Como a maioria dos castelos do seu período, Windsor foi construído para sobreviver a um sítio… e cumpriu sua função muito bem. Vamos ver muralhas antigas, torres, portões e entender como eram usados no passado. Vamos ver campos onde aconteciam competições a cavalos e um dos tetos mais bonitos da Inglaterra. É um show de arquitetura!
Ainda que bem pertinho de Londres e ainda muito procurada por turistas, Windsor já tem um pouco de um ar próprio, de uma cidade com um ritmo todo seu. Conseguimos, dependendo da época, ver os estudantes de Eton ou participantes de corridas de bicicleta. É, sobretudo, uma cidade ao mesmo tempo agitada e aprazível, medieval e cheia de lojinhas. Enfim, vale a pena!
Windsor é fácil de ser visitada a partir de Londres, mas o dia fica mais gostosinho (e com custo benefício melhor) se você combina a visita com outra cidade aqui perto. É a chance de ter dois passeios em um, e uma boa pedida para quem quer explorar mais da Inglaterra.
Como este é um tour fora de Londres e oferecido para famílias ou amigos, ele é montado considerando a contratação de um carro com motorista para ser mais confortável. Esse valor do transporte é cotado e pago à parte do tour. Trabalhamos com um parceiro super experiente aqui na Inglaterra que nos leva com muito conforto do seu hotel a Windsor e de volta.
As vantagens de ir com carro são:
Para saber mais, mande uma mensagem pelo formulário e eu explico todos os detalhes e valores!
8 a 10 horas, dependendo do roteiro escolhido.
como é um tour privado e pode acontecer em qualquer dia da semana, exceto terças e quartas.
A saída da cidade costuma ser feita cedo pela manhã, para poder aproveitarmos ao máximo nosso tempo de passeio. O horário de chegada varia de acordo com o roteiro escolhido.
Vou buscá-los no hotel de vocês.